22 de Dezembro de 2022

Qual o papel do gestor escolar no Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio (NEM) é uma reforma que vem sendo implementada em todo o país desde 2017 e tem como objetivo modernizar a educação de ensino médio no Brasil. Neste novo modelo de ensino, o papel do gestor escolar é fundamental para garantir o sucesso e a eficácia do processo de ensino e aprendizagem.

Além de coordenar e supervisionar as atividades escolares, o gestor escolar deve ser também um agente de mudança, garantindo que a instituição esteja de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O BNCC é um documento que estabelece as diretrizes e as competências essenciais que todos os estudantes devem adquirir durante o ensino médio.

Neste artigo, vamos explorar mais a fundo o papel do gestor escolar no NEM e como ele pode garantir o sucesso da reforma educacional e da BNCC.

Principais mudanças provocadas pela BNCC e NEM

A BNCC e o NEM são duas importantes iniciativas que resultaram na alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBI), em 2017, e começaram a ser implementadas no Brasil em 2022, com o objetivo de promover mudanças significativas na educação básica do país.

A BNCC é um documento que estabelece os objetivos e conteúdos que devem ser trabalhados em todas as escolas do país, de maneira a garantir uma educação de qualidade e equânime para todos os estudantes. Ela foi criada com base em uma ampla consulta pública e tem como objetivo garantir que os estudantes adquiram os conhecimentos, habilidades e competências necessários para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento profissional.

Já o NEM é uma reforma do ensino médio com o objetivo de tornar o ensino mais atrativo e relevante para os estudantes, a fim de promover uma maior continuidade na formação escolar. Ele inclui mudanças nos currículos e na estrutura da escola, bem como na forma como os estudantes são avaliados.

Algumas das principais mudanças provocadas pela BNCC e NEM incluem:

  • Maior ênfase na aprendizagem por projetos: A BNCC e o NEM priorizam a aprendizagem por projetos, que envolve o estudante em atividades práticas e em solução de problemas reais. Isso ajuda a tornar o ensino mais atrativo e relevante para os estudantes, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico e trabalho em equipe.
  • Maior flexibilidade no currículo: O NEM permite que os estudantes escolham entre diferentes opções de disciplinas e trilhas de aprendizado, de maneira a se adaptar melhor às suas necessidades e interesses. Isso pode ajudar a motivar os estudantes e aumentar a sua continuidade na formação escolar.
  • Maior ênfase na formação para o mundo do trabalho: A BNCC e o NEM incluem conteúdos e habilidades que são considerados importantes para o mundo do trabalho, como empreendedorismo e tecnologia da informação. Isso pode ajudar os estudantes a se preparar melhor para o mercado de trabalho e a encontrar oportunidades de emprego mais facilmente.

Desafios da implementação do NEM

A implementação do NEM trouxe consigo alguns desafios para os gestores escolares. Um dos principais desafios é a adaptação dos profissionais de educação às novas metodologias de ensino, como o ensino baseado em problemas e o ensino híbrido, que combina aulas presenciais com aulas online.

Além disso, o NEM também trouxe a necessidade de adaptação dos espaços físicos das escolas para atender às novas demandas do ensino.

Outro desafio é o aumento da carga de trabalho dos gestores, que agora precisam lidar com a implementação das novas diretrizes, além de gerenciar a rotina escolar e o quadro de funcionários.

Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de 2020 também destacou alguns desafios na implementação do NEM, como a falta de investimento em tecnologia e recursos educacionais e a falta de capacitação dos professores. O relatório também destacou a importância da participação da comunidade escolar, incluindo pais e alunos, na implementação do NEM.

O papel do gestor escolar na implementação do NEM

O papel do gestor escolar na implementação do NEM é fundamental para garantir a implementação bem-sucedida das novas diretrizes e metodologias de ensino.

É função do gestor escolar garantir a adaptação dos profissionais de educação às novas metodologias, a adaptação dos espaços físicos das escolas e a gestão e otimização da rotina escolar.

Além de coordenar e supervisionar as atividades escolares, o gestor escolar deve atuar como um agente de mudança, garantindo que a instituição esteja de acordo com a BNCC.

Isso inclui garantir que os professores estejam treinados e preparados para ensinar de acordo com as diretrizes da BNCC, bem como proporcionar aos estudantes acesso a materiais e recursos pedagógicos adequados.

Antes da implementação do NEM, o papel do gestor escolar era principalmente administrativo, envolvendo a gestão financeira e a contratação de funcionários.

Com a implementação do NEM, o papel do gestor passou a ser mais ativo na implementação das novas diretrizes e metodologias de ensino, o que exigiu uma mudança na forma de trabalho e na formação dos profissionais.

Além disso, o NEM trouxe a necessidade de mais diálogo e colaboração entre os profissionais de educação, o que exigiu uma mudança na forma de liderança dos gestores.

Principais desafios do gestor escolar na implementação do NEM

Confira, a seguir, os principais desafios enfrentados pelo gestor escolar durante a implementação do Novo Ensino Médio.

1. Adaptação dos profissionais de educação às novas metodologias

Um dos principais desafios da implementação do NEM é a adaptação dos profissionais de educação às novas metodologias de ensino.

É papel do gestor promover treinamentos, workshops e capacitações para os profissionais de educação, garantindo que eles estejam preparados para aplicar essas metodologias de forma eficaz.

2. Adaptação dos espaços físicos das escolas

Outro desafio da implementação do NEM é a adaptação dos espaços físicos das escolas para atender às novas demandas do ensino.

O gestor deve garantir que as escolas tenham os recursos e equipamentos necessários para aplicar as novas metodologias de ensino e oferecer um ambiente de aprendizagem de qualidade para os alunos.

3. Gestão e otimização da rotina escolar

O papel do gestor também inclui a gestão e otimização da rotina escolar, garantindo que tudo esteja funcionando de forma eficiente e eficaz.

Isso inclui a organização dos horários de aula, o gerenciamento de recursos e funcionários e o planejamento de atividades e projetos.

Como o Mannesoft Prime pode ajudar na implementação do NEM

O Mannesoft Prime é a solução perfeita para a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) nas escolas brasileiras. Com recursos intuitivos e fáceis de usar, o software ajuda os professores a criar aulas enriquecedoras e personalizadas para os alunos.

Além disso, o software de gestão educacional oferece uma plataforma de aprendizado online completa, permitindo que os estudantes acessem conteúdo e realizem atividades de qualquer lugar, a qualquer momento.

Ao adotar o Mannesoft Prime, as escolas podem garantir que estão preparadas para a implementação bem-sucedida do NEM e que estão fornecendo aos seus alunos as ferramentas de aprendizado mais avançadas disponíveis.

Com o painel exclusivo de gestores e diretores, você acompanha informações gerenciais e estratégicas da instituição de ensino. É possível visualizar gráficos, cubos e indicadores de desempenho em tempo real e acessar essas informações do seu tablet ou smartphone.

Entre em contato e agende uma demonstração.

Acesse nosso blog e siga-nos no LinkedIn para saber mais sobre as tendências e novos desafios enfrentados no setor de Educação.

 

Leia também