18 de Julho de 2024

Como elaborar uma estratégia de captação de alunos em escolas de idiomas

Um dos principais desafios enfrentados na gestão de instituições de ensino é a captação de alunos. Se na educação básica, que é obrigatória para as crianças e adolescentes, os gestores precisam estar sempre inovando e investindo em estratégias para captar alunos, nas escolas de idiomas esse desafio, por vezes, se torna mais complexo.

Ainda que seja fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional, aprender um novo idioma acaba se tornando algo opcional para muitas pessoas e, para garantir que as matrículas sejam realizadas durante todo o ano, os gestores precisam investir em estratégias efetivas, que façam parte do planejamento anual e proporcionem que a escola de idiomas se destaque, saindo na frente dos concorrentes.

De acordo com a EF Education First - que estuda onde e como o inglês está se desenvolvendo pelo mundo - o Brasil encontra-se em 41º lugar de domínio do idioma. Entre os principais motivos para essa colocação no ranking, estão a falta da oferta de um bom custo-benefício e metodologias defasadas, que não preparam os alunos para conversas fluentes - ponto que faz com que muitos brasileiros optem por realizar cursos no exterior e, assim, se aproximarem do inglês nativo.

Continue a leitura e confira algumas estratégias que irão ajudar que você tenha sucesso na captação de alunos para a sua escola de idiomas.

1. Defina o seu público-alvo

Conhecer o público-alvo é fundamental para qualquer negócio e, na captação de alunos para escola de idiomas isso não poderia ser diferente. Conheça as características dos estudantes que você deseja atrair para sua instituição.

Você deseja que seu público seja formado por crianças que serão alfabetizadas em dois idiomas? Jovens que irão viver experiências no exterior? Adultos em busca de crescimento profissional? 

Saber o tipo de público que deve ser impactado é fundamental para definir estratégias e ações que tragam resultados positivos.

2. Conheça a sua concorrência

Realizar uma análise das escolas concorrentes é outro ponto indispensável para garantir o destaque da sua instituição.

Avalie tudo, desde as estratégias para captação de alunos até a forma de ensino que as outras instituições aplicam.

Essa análise ajudará na estruturação de um plano de marketing que foque nos diferenciais da sua escola de idiomas, mostrando o porquê de ela ser a melhor opção para o seu público-alvo.

3. Esteja presente nas redes sociais

Marcar presença no ambiente virtual é fundamental para se aproximar do público, mostrar as características e o dia a dia na sua instituição de ensino, dar motivos para que os seguidores saibam que a sua escolha é a melhor opção para eles.

Poste fotos e vídeos da rotina da escola, dê dicas sobre os idiomas ofertados pela instituição, interaja com os seguidores. 

4. Tenha um site da escola de idiomas

Na grande maioria das vezes, o primeiro lugar que as pessoas vão para pesquisar sobre um estabelecimento é o Google. Com as instituições de ensino isso não poderia ser diferente.

Invista no desenvolvimento de um site e em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para ocupar as melhores posições nos resultados de busca do Google. Essa é uma estratégia valiosa para auxiliar na captação de alunos.

5. Invista em marketing digital e mídias pagas

Estar presente nas redes sociais e ter um site para divulgar a instituição, não é suficiente para garantir a captação de alunos. Você irá disputar com seus concorrentes e estar um passo à frente deles é fundamental.

Trabalhe em um plano de marketing com foco na comunicação com os alunos, essa é uma forma bastante efetiva de aproximação do público-alvo e, consequentemente, de fazer com que matrículas sejam realizadas.

O investimento em mídias pagas, como Meta Ads e Google Ads, também é algo valioso para potencializar o seu alcance na internet.

6. Acompanhe o processo de matrícula com um funil de marketing

Uma das melhores ferramentas do marketing de atração para a captação de alunos, é o chamado funil de marketing. Com ele, você consegue acompanhar cada passo dos seus novos e potenciais clientes, tendo maior controle do processo e obtendo os melhores resultados.

7. Ofereça materiais para download

Disponibilizar materiais gratuitos é uma ótima estratégia para gerar interesse no seu público-alvo e, assim, trazê-los para sua instituição de ensino.

Invista em e-books com dicas sobre o idioma, informações culturais, coisas que causem desejo do aprendizado de um novo idioma.

Além disso, para realizar o download a pessoa terá que preencher um formulário com informações como nome, telefone, e-mail e data de nascimento. Assim, você terá os dados necessários para aplicar no funil de marketing e entrar em contato para oferecer ou realizar a matrícula do aluno.

8. Tenha recursos de CRM

É muito importante que a sua instituição de ensino tenha um sistema de gestão escolar com soluções que lhe auxiliem nos processos diários. O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em portugês, é uma ferramenta com a qual você consegue antecipar as necessidades do seu público, organizar resultados e agir com mais precisão durante o processo de captação de alunos.

9. Garanta que a sua escola esteja atualizada

Apresentar novidades e trazê-las para a instituição de ensino, faz com que ela se torne mais atrativa para o público. Busque sempre trazer novidades para a escola e as apresente nas redes sociais, isso irá mostrar que a instituição está focada no futuro e nas principais tendências de ensino.

10. Participe da comunidade e realize eventos

Para que a sua escola seja conhecida e lembrada pela região em que está inserida, é interessante que ela esteja envolvida entre patrocinadores de eventos e marque presença em momentos importantes da cidade.

Além disso, realizar eventos internos, que permitam que os alunos tragam convidados, é uma excelente estratégia para a realização de novas matrículas.

11. Facilite as matrículas

Processos demorados e burocráticos dificilmente são bem aceitos pelas pessoas. Tenha em sua escola profissionais preparados - que gostem de realizar o atendimento ao cliente - e invista em ferramentas que facilitem o processo de matrícula.

12. Cuide da retenção de alunos

Fidelizar os alunos é tão importante quanto atraí-los para a instituição. Assim, você manterá a saúde financeira e o sucesso da escola. 

Alunos fidelizados irão indicar os cursos ofertados para amigos e familiares, realizando um marketing efetivo e gratuito.

Use a tecnologia como aliada para a captação de alunos

O uso da tecnologia na gestão interna da instituição também fornece ferramentas valiosas para a captação de alunos.

Com o Mannesoft Prime é possível gerenciar de forma integrada diferentes polos educacionais e a adaptabilidade ao ensino à distância o tornam um aliado valioso para instituições que buscam abraçar inovações tecnológicas e enfrentar os desafios educacionais do século XXI.

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