BLOG MANNESOFT PRIME

27/02/2020

Gestão escolar inteligente: como inserir tecnologia na educação

Cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, a tecnologia vem revolucionando diversos setores da sociedade, inclusive a educação. Em um mundo em que as crianças estão habituadas a usar dispositivos tecnológicos desde a primeira infância, unir tecnologia e educação é essencial para a gestão escolar.

Porém, inserir tecnologia na gestão escolar vai muito além de utilizar algumas ferramentas em sala de aula. Robótica, gamificação, inteligência artificial e internet das coisas são apenas alguns dos recursos disponíveis para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem em instituições de ensino de diversos tamanhos.

A importância da tecnologia na educação

A cada dia, novas escolas percebem a importância da transformação digital para trazer métodos mais alinhados aos hábitos de crianças e adolescentes. As chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) contribuem não apenas para a qualidade do ensino mas também tornam o ambiente acadêmico mais atraente e estimulam a curiosidade dos alunos.

O uso da tecnologia na educação possibilita que o gestor tome melhores decisões tanto no setor administrativo quanto na área pedagógica. No entanto, existem diversos desafios para a implantação desses recursos na rotina educacional, entre eles o engajamento dos alunos, a adaptação dos professores e a escolha das ferramentas corretas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Além disso, grande parte dos alunos de hoje são nativos digitais, ou seja, já nasceram imersos no mundo tecnológico e passam a maior parte do tempo conectados à internet. Por isso, a escola não deve ignorar essa realidade, mas incorporar a tecnologia às práticas pedagógicas e à rotina da instituição.

Essa transformação digital trouxe diversos desafios, mas também inúmeras vantagens para todos os envolvidos na gestão educacional.

Para os gestores, a tecnologia se torna uma grande aliada para otimizar processos e garantir melhores resultados. Ao utilizar ferramentas de automação para análise de dados, emissão de relatórios e integração a outros sistemas, é possível criar estratégias mais assertivas para as áreas pedagógica e administrativa. 

Já os professores podem aplicar novas metodologias adaptadas ao contexto dos alunos, propor estratégias que dão maior autonomia aos estudantes e tornam o ensino mais atrativo.

Vantagens da tecnologia para a gestão escolar

Os gestores das instituições de ensino são responsáveis por diversos aspectos da rotina educacional e administrativa. No entanto, grande parte das tarefas são realizadas manualmente e ocupam muito tempo, energia e recursos. Assim, a tecnologia é a melhor ferramenta para agilizar os processos e aprimorar a gestão educacional.

Confira algumas vantagens de utilizar a tecnologia para fazer a gestão da sua instituição de ensino:

● Aumentar a produtividade

A tecnologia permite aumentar a produtividade tanto do corpo docente quanto da equipe pedagógica, pois possibilita a automatização de tarefas complexas, como a elaboração de relatórios e o lançamento de notas. Assim, o profissional não precisa manipular e organizar dados manualmente, o que ocupa muito tempo e pode causar erros. 

● Fomentar inovação

O uso da tecnologia na educação favorece o surgimento de novas metodologias, como gamificação, sala de aula invertida, ensino híbrido e internet das coisas. Esses novos formatos e ferramentas estão ganhando força por proporcionar mais autonomia aos alunos e contribuir para sua formação como cidadãos.

Da mesma forma, a retenção de alunos tende a crescer com a utilização de ferramentas tecnológicas, pois aumenta a satisfação dos estudantes e é vista como um diferencial em relação a outras instituições de ensino.

● Reduzir a inadimplência

A inadimplência é um dos maiores desafios dos gestores educacionais, pois o fluxo de caixa impacta em todos os outros setores da instituição. Por isso, é importante investir em ferramentas para gerenciar o setor administrativo e identificar os motivos que causam inadimplência e evasão escolar.

Um sistema eficiente de gestão dos contratos de matrícula, renegociação online, gerenciamento de bolsas e financiamentos, por exemplo, ajuda a reduzir os casos de inadimplência e manter a saúde financeira da sua instituição de ensino.

Ao adotar um sistema eficiente de gestão educacional e elaborar um planejamento estratégico, é possível aprimorar diversos setores da instituição de ensino e melhorar o processo de tomada de decisões. 

Agora que você já sabe a importância da tecnologia na gestão escolar, confira as funcionalidades do Mannesoft Prime que facilitam a gestão financeira de instituições de ensino.




Voltar

Contato

Entre em contato pelo formulário ou
nos envie um e-mail.

contato@mannesoftprime.com.br

41 3111.2200