23 de Junho de 2022

Quais as prioridades de investimento em uma instituição de ensino?

Uma das premissas para uma instituição de ensino manter o seu público satisfeito, atrair novos alunos e se manter competitiva no mercado é ter uma gestão assertiva. E não dá para fazer isso sem uma rotina constante de melhorias, que exigem um investimento financeiro e um cronograma estratégico para usar esse orçamento da melhor forma. 

Parece algo simples na teoria, mas é preciso planejar com cuidado quais são os investimentos prioritários para a manutenção do empreendimento e quais podem esperar um momento mais oportuno. 

Preparamos um guia para ajudar os gestores nesta importante tomada de decisão com alguns pontos-chave que não podem ser deixados de lado na hora de investir na instituição de ensino. Continue a leitura e confira quais são!

Investimentos na instituição de ensino: veja quais são os principais

1 - Educação

Se estamos falando de uma instituição de ensino, a educação é um legado que não pode ser negligenciado de forma alguma. Então, se há uma necessidade de melhorias para manter a qualidade para os alunos atuais e reter novos estudantes, ela deve ser prioritária na hora de direcionar os investimentos. 

Isso pode incluir a implementação de novas metodologias de ensino, recursos digitais e qualificação do corpo docente, pilares importantes nos tempos atuais. Entenda a importância de cada um deles a seguir:

  • Metodologia: muitas instituições têm aperfeiçoado seus métodos e precisam investir tempo em estudo e análise nesta transição, como é o caso da implementação do Novo Ensino Médio. Alterações que podem exigir recursos financeiros para aperfeiçoar a estrutura física e intelectual que a escola usa atualmente. 
  • Recursos digitais: com os avanços tecnológicos, as instituições de ensino vivenciam uma verdadeira aceleração digital, que teve um impacto ainda maior na pandemia da Covid-19. Então, os recursos digitais - como computadores, tablets, lousas digitais e outros dispositivos - se tornaram parte do cotidiano da sala de aula. E, novamente, a instituição precisa estar preparada para direcionar investimentos para essa vertente, incluindo atualização de softwares e suporte especializado. 
  • Qualificação do corpo docente: com novas metodologias e o uso amplificado de recursos digitais, a preparação do corpo docente se torna o pilar mais importante dessa tríade  no investimento em educação. Afinal, não adianta contar com uma estrutura moderna se os professores estão desatualizados. Por isso, as instituições de ensino devem priorizar uma cultura de incentivo à capacitação dos profissionais, incluindo a disponibilização de verbas para cursos e extensões. 

2 - Fidelização de alunos

Após a educação, outro setor que deve ser uma prioridade para investimentos nas instituições de ensino é o que diz respeito à comunicação com os pais e responsáveis dos alunos. Isso porque eles são uma base importante para manter a escola em funcionamento e não dá para esperar que o atendimento seja satisfatório se não houver esforços de ambas as partes. 

Com a pandemia e as aulas remotas, essa comunicação se tornou bastante deficiente na maioria das instituições. Por isso, os gestores têm que se esforçar para atrair novamente os pais e responsáveis para uma rotina ativa na escola e não se limitar apenas aos “recados” na agenda do aluno. 

Quanto maiores as possibilidades de comunicação - que deve ter uma opção digital, diante da mudança global de comportamento - a escola também deve ter um planejamento assertivo quanto à atualização sobre a rotina dos estudantes e a metodologia aplicada nas aulas. O uso de uma agenda digital é um investimento interessante para isso, já que une o melhor dos “dois mundos”: facilita a comunicação e elimina os custos de papelaria. 

3 - Captação de novos alunos

Se manter os alunos antigos é importante, a captação de novos estudantes também é uma vertente importante para investimentos. Afinal, eles representam uma injeção de receita no caixa da instituição, fundamental para que os gestores tenham um orçamento mais flexível para “cobrir” as outras demandas. 

Além de agregar valor (financeiro, principalmente), investir na captação de novos alunos é uma estratégia que pode ser feita de forma espontânea e sem custos para a escola. Isso é possível por meio do “marketing boca a boca”. Poucas ações são tão eficientes para atrair novos alunos como a indicação da escola! 

Então, complementando o que já apontamos sobre a fidelização de alunos, a instituição deve cuidar para manter o seu público atual sempre satisfeito com medidas que proporcionem uma experiência positiva, o incentivo às avaliações e manter uma capacitação constante da equipe que é responsável pelo atendimento direto aos pais. 

4 - Ações de prevenção da inadimplência

Para finalizar a nossa lista de prioridades de investimento em uma instituição de ensino, trouxemos um tópico muito importante que é ter uma estratégia de combate à inadimplência. Afinal, se faltar recursos não há como ter um orçamento saudável para os investimentos necessários, não é mesmo?

A maioria dos gestores reconhece que essa não é uma tarefa fácil e, principalmente, não se resolve sozinha. Os níveis de inadimplência podem alcançar um patamar de risco para a saúde financeira da escola, então se torna primordial investir em soluções que previnam esse tipo de situação.

Um exemplo é a automação de cobranças, um recurso que permite que os pais e responsáveis sejam notificados em larga escala e sem a necessidade de um esforço humano (o que representa horas de trabalho de muitos colaboradores). Além de ser mais eficiente, essa estratégia também costuma ser mais assertiva e não afeta a saúde emocional dos funcionários. 

Esse tipo de ferramenta não funciona apenas para cobrar os inadimplentes, mas também se torna efetivo para disponibilizar os boletos e enviar lembretes conforme a data do vencimento se aproxima. E o melhor: a instituição pode acompanhar em tempo real o ritmo de visualizações e pagamentos que estão sendo efetuados. 

Também é interessante fazer esse tipo de investimento para que a cobrança dos responsáveis inadimplentes seja feita já com correção de multa e juros. Um detalhe que evita o desgaste de funcionários que precisam conversar com os pais de forma individual para o envio de uma segunda via. 

Conheça as soluções da Mannesoft Prime Gestão Educacional

Se você chegou até aqui, percebeu que a tecnologia é uma das áreas que merecem um olhar estratégico para os investimentos prioritários na instituição de ensino. 

Um dos sistemas que se destacam para te auxiliar nessa gestão inteligente é o Mannesoft Prime, um sistema de gestão educacional e financeira para escolas de idiomas, escolas de cursos livres, colégios, faculdades, centros universitários, universidades e redes de ensino.

Desenvolvido especialmente para a área educacional, é um ERP criado para atender às necessidades dos gestores de instituições de ensino. Além da visão estratégica sobre a área pedagógica, administrativa e financeira, o software oferece relatórios com indicadores que permitem um olhar a médio e longo prazos, sobre o orçamento da instituição e seus planos de crescimento.

Na área financeira, a instituição terá uma gestão completa para encontrar gargalos e direcionar os investimentos com redução da inadimplência, maior flexibilidade de pagamento e cobrança, possibilidade de renegociação on-line, maior agilidade nos processos, integrações bancárias, uma ampla gama de recursos contábeis (incluindo controladoria e auditoria), gestão de matrículas e contratos. 

E essa é apenas uma vertente do software, que tem ainda uma interface intuitiva para as principais necessidades pedagógicas da instituição e não tem custo para implementação. Para conhecer mais detalhes, clique aqui

 

Leia também